"Para a maior parte das pessoas, a habilidade de reconhecer estruturas musicais de ouvido (notas, timbres, acordes, formas etc.) parece ser um talento muito especial, reservado apenas a alguns poucos escolhidos. Esse estranhamento acaba por reforçar o mito de que para fazer música é preciso nascer com um dom – e para quem não nasce com ele, não há nada a se fazer. Muitos estudantes iniciam J30 seus estudos contaminados com esse mito, e levam algum tempo para perceber que a musicalidade – que existe em todo ser humano – só se desenvolve com treinamento e prática!
Embora completamente equivocada, essa ideia do talento inato tem uma origem bem clara: a pouca ou nenhuma ênfase dada à linguagem musical no currículo escolar. Desde muito cedo, as crianças são estimuladas a reconhecer e representar imagens, formas geométricas, cores e demais aspectos da linguagem visual. Depois, aprendem a perceber relações mais complexas como paralelismos, simetrias e sobreposições. Mas sobre linguagem musical, quando muito aprende-se a distinguir o grave do agudo - e nada mais! Não é à toa que qualquer coisa além disso pareça um ato de mágica.
Esse livro existe para quebrar esse mito. A habilidade de reconhecer as notas que compõem uma melodia
– extremamente importante para quem deseja se aprofundar no estudo da música – pode e deve ser
treinada! Com muita propriedade e segurança, o autor Gilson Schachnik – professor de percepção
na Berklee - propõe um caminho claro, progressivo e estruturado para que qualquer um possa alcançar
esse objetivo. Mais que isso, ele incentiva a cada momento a exploração, a improvisação e a pesquisa,
para que os conteúdos trabalhados no livro possam ser aplicados à música do dia a dia, aproveitando
o repertório que o aluno já possui. "