Este livro apresenta uma análise das relações imbricadas entrea organização e atuação territorial do Estado (via estratégiasde regionalização e de provisão de infraestrutura), de umlado, e a trajetória de urbanização do Estado de São Paulo, noperíodo entre 1910 e 1980, de outro. Mostra que, apesar dacirculação e da influência das ideias nacionais e internacionaissobre o papel do planejamento na produção de maior coesãosócio-espacial e complementaridade entre regiões dinâmicase estagnadas, o governo do Estado de São Paulo efetivamentelançou mão, no período considerado, de uma estratégiade seletividade espacial que priorizou a interiorização e aconexão entre polos urbanos dinâmicos por meio de eixosrodoviários, contribuindo assim para a naturalização dasescolhas de localização das plantas industriais como elementoestruturante do território paulista, assim como sinônimo de umprojeto para o desenvolvimento.JEROEN KLINKPrograma de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do TerritórioUniversidade Federal do ABCJEFERSON CRISTIANO TAVARES, arquiteto e urbanista pela EESCUSP,é professor e pesquisador do Instituto de Arquitetura e Urbanismoda Universidade de São Paulo (IAU-USP). Autor do livro Projetos paraBrasília: 1927-1957 (IPHAN, 2014), também coordenou planos e projetosde urbanização junto a órgãos federais, estaduais e municipais.