Neste livro, José Roberto de Almeida Pinto estuda e compara duas tendências da poesia de Brasília ; a que designa como poesia culta e a chamada poesia marginal. O trabalho baseia-se em análise textual de poemas que se consideram representativos das duas tendências. Exemplificam a poesia culta textos de quatro poetas: Anderson Braga Horta, Domingos Carvalho da Silva, Marly de Oliveira e Cassiano Nunes; poemas de outros quatro autores representam a poesia marginal: Nicolas Behr, Francisco Alvim, Eudoro Augusto e Turiba. É examinada no trabalho a parte vinculável a Brasília da obra desses oito poetas. Antes de iniciar o estudo e cotejo dos textos, Almeida Pinto discute a questão dos critérios para a definição da poesia ,de Brasília, e para a escolha dos poemas a serem analisados. Defende, como o mais adequado ao caso de Brasília, o critério de recepção, expresso no reconhecimento da obra como parte formadora da tradição literária local, e indica o procedimento adotado, em consonância com esse critério, para a seleção dos autores e seus poemas. Apresenta, ainda, um panorama sucinto das manifestações coletivas tendentes à conformação de uma tradição poética em Brasília. A análise dos poemas cobre quatro aspectos: a linguagem; a temática; a posição que assumem em relação ao patrimônio cultural; e a concepção que transmitem do papel da poesia e do poeta. Identificam-se, em todos esses planos, traços que aproximam os poemas classificados em cada tendência e que distinguem uma vertente da outra. O exame da poesia culta e da poesia marginal não se preocupa com as diferenças individuais entre os poetas, e sim com as características de conjunto das duas tendências. Para cada característica apontada, mencionam-se exemplos e se reproduzem trechos pertinentes dos poemas.