'O ponto de desequilíbrio' é uma proposta intelectual para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo e sugere um novo enfoque para a divulgação de idéias, produtos ou conceitos. Malcolm Gladwell compara as repentinas alterações de padrão de consumo, criminalidade e moda às epidemias, objeto de estudo da medicina. E chama de ponto de desequilíbrio o momento dramático em que o contágio, que se espalha por ação dos vírus, aumenta sem motivo aparente. Pensar as mensagens e comportamentos desta forma pode ajudar a criar elementos que transformem as intenções e investimentos num negócio popular e, conseqüentemente, rentável. Gladwell procura responder nesta obra à seguinte pergunta: Por que alguns empreendimentos de repente viram mania e outros não? E o que podemos fazer deliberadamente para deflagrar e controlar esse mecanismo? Ele comenta os três aspectos que caracterizam uma epidemia positiva e sugere a aplicação destes princípios na elaboração e disseminação de idéias e conceitos, essência dos produtos. São eles: Regras dos Eleitos - qualquer tipo de epidemia depende muito do envolvimento de pessoas dotadas de um conjunto raro e particular de talentos sociais; O Fator de Fixação - existe uma forma simples de embalar uma informação que, nas devidas circunstâncias, a torna irresistível. Para deflagrar uma epidemia, as idéias têm de ser lembradas e nos fazer agir; e O Poder do Contexto - as epidemias são sensíveis às condições e circunstâncias do tempo e do lugar em que ocorrem. Dominar esses três aspectos garante o acesso ao ponto de desequilíbrio. Para comprovar sua tese, ele analisa o hábito de fumar, programas infantis de televisão, o início da Revolução Americana, a queda do índice de criminalidade na cidade de Nova York e a enorme e súbita procura pelos calçados Hush Puppies - empresa que quase abriu falência na década de 1990 e que viu o seu faturamento triplicar após a constatação de que tribos urbanas cultuavam os clássicos sapatos de couro nobuck.