"Este livro propõe um diálogo entre teoria e prática no âmbito da educação inclusiva. Tendo em vista a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, a obra busca explicitar dilemas, desafios e soluções com que as equipes escolares têm lidado, desenvolvendo os seguintes temas: formação dos professores à luz da psicanálise; acessibilidade curricular e descrições de práticas e metodologias cooperativas visando um ensino mais democrático e inclusivo; análise das relações interpessoais entre os alunos, dando ênfase às reflexões acerca da experiência educativa, função dos pares e preconceito. A intenção é pensar em possíveis caminhos para a criação de uma cultura inclusiva na comunidade escolar, levando em consideração a escola como espaço privilegiado para experiências transformadoras, com foco nos princípios propostos pelo Desenho Universal de Aprendizagem.
A escola deve assumir seu compromisso com a diversidade de sala de aula como possibilidade de desenvolver nos alunos um olhar mais humano e cooperativo em relação às diferenças. Nesse contexto, partindo das experiências da autora como coordenadora do Núcleo de Práticas Inclusivas de uma escola particular, este livro reflete sobre o que há de valioso no encontro entre esses estudantes e a escola regular, reinventando o ambiente escolar na busca de aprendizagens acadêmicas e sociais significativas com alcance a todo e qualquer aluno, com ou sem deficiência."