Numa altura de crescente redefinição e mudança da carreira docente, é cada vez mais exigido ao professor que reflita sobre as suas práticas e que elabore um percurso de crescimento pessoal e profissional. Enquanto exercício de autorreflexão e de fundamentação do trabalho desenvolvido, o portefólio constitui-se como um instrumento privilegiado para ajudar todos os professores a concretizarem um processo de autorreflexão e autoavaliação e a darem visibilidade às competências construídas e aos objetivos atingidos. Com o objetivo de se constituir uma ferramenta de trabalho útil e de fácil utilização para todos os educadores que recorram à construção de um portefólio como um dispositivo de desenvolvimento docente, este livro apresenta: Uma breve fundamentação teórica, que sustenta o papel da reflexão apoiada na construção do portefólio como condição de desenvolvimento profissional; Atividades concretas para a construção do portefólio etapa a etapa; Sugestões de documentos a inserir; Exemplos de textos a elaborar durante a fase de redação; Propostas de trabalho para a elaboração de portefólios em situação de período probatório; Grelhas de análise/observação de práticas letivas.