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Sinopse
Em Porto do Pantanal, duas personagens míticas se acasalam e se invertem para dar origem a um espetáculo de águas inconstantes, abertas à incompletude do que gera e é gerado. Os elementos da natureza (rios, corixos, pântanos, nuvens, barro) revoluteiam à volta da energia erótica de Cipac e Rusal. Deles emergem letras (glifos silvestres) nascidas de ovos de pássaros, de ventres de bichos, em meio a peixes-folhas, nesse mundo cambiante. Sem decidir se é verso ou prosa rítmica, marcada por reticências que indiciam continuidades e fluxos, a narrativa dá a ver os coleios da onça-pintada, as batidas das patas do jacaré, o voo da ninfa, numa dança da qual rebentam como flores seres-letras. A escultura “dorsoonda”, reproduzida no final, parece sintetizar o casamento “tumultuoso” (na definição do autor) de cosmogonias poéticas e de palavra com desenho.
Ao final, não saímos do livro. Imersos em seu vigor inquieto, pressentimos amplos movimentos de expansão, que anunciam partos e brotos a se revelar.
Sergio Medeiros (Bela Vista, Mato Grosso do Sul, 16 de junho de 1959) é poeta, artista visual, dramaturgo, ficcionista, ensaísta, tradutor e professor de literatura na UFSC. Ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2017 na categoria Poesia, com a obra A idolatria poética ou a febre de imagens. Sua obra poética, em parte já traduzida para o espanhol, o italiano e o inglês, é verbo-visual e busca inspiração no pensamento ameríndio, explorando especialmente o totemismo. Uma noção sempre presente nos seus textos (nos quais se destacam o símile e a prosopopeia como principais figuras de linguagem) é a de “sex appeal dos vegetais”, a qual o levou a dialogar com o filósofo italiano Mario Perniola, de quem editou alguns ensaios no Brasil quando foi diretor da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9786555192735 |
|---|---|
| Pré venda | Não |
| Biografia do autor | Sergio Medeiros (Bela Vista, Mato Grosso do Sul, 16 de junho de 1959) é poeta, artista visual, dramaturgo, ficcionista, ensaísta, tradutor e professor de literatura na UFSC. Ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2017 na categoria Poesia, com a obra A idolatria poética ou a febre de imagens. Sua obra poética, em parte já traduzida para o espanhol, o italiano e o inglês, é verbo-visual e busca inspiração no pensamento ameríndio, explorando especialmente o totemismo. Uma noção sempre presente nos seus textos (nos quais se destacam o símile e a prosopopeia como principais figuras de linguagem) é a de “sex appeal dos vegetais”, a qual o levou a dialogar com o filósofo italiano Mario Perniola, de quem editou alguns ensaios no Brasil quando foi diretor da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). |
| Peso | 152g |
| Autor para link | MEDEIROS SERGIO |
| Livro disponível - pronta entrega | Sim |
| Dimensões | 3 x 19 x 13.5 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2025 |
| Código Interno | 1176752 |
| Código de barras | 9786555192735 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | MEDEIROS, SERGIO |
| Editora | ILUMINURAS |
| Sob encomenda | Não |
