Este livro tem um enfoque essencialmente prático, trata de responder a algumas questões e aponta os últimos avanços da psicologia da aprendizagem. O trabalho está estruturado em duas partes distintas: O que mudar para aprender e como aprender para mudar. A primeira divide-se em duas vertentes: uma se relaciona com a comunidade estudantil, em que os autores pretendem reorientar a disposição psicológica dos alunos com aspectos positivos que permitam a eles se sentirem capazes de aprender. A outra vertente procura oferecer algumas ideias básicas de modo que se possam compreender facilmente e sirvam como referência do que se queira potencializar nos estudantes durante o processo de aprendizado. Na segunda parte, os autores apresentam e explicam os princípios e os componentes de técnicas de atualização no intuito de facilitar o aprendizado compreensivo, como as super anotações, os mapas conceituais, os mapas mentais, as redes conceituais e os mapas semânticos, assim como os passos a seguir para sua aplicação em sala de aula. Complementando o trabalho, são apresentadas algumas orientações que facilitam a incorporação das técnicas apresentadas à metodologia de ensino, mostrando como incidem na dinâmica do trabalho, no clima da aula e na satisfação dos estudantes, tanto em suas tarefas individuais como no aprendizado cooperativo.