Minha sacola

    PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Favoritar
    Ref:
    933636

    Por: R$ 57,00

    Preço a vista: R$ 57,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Partindo do pressuposto da importância do cuidar e do educar, pensamos que os saberes construídos pela humanidade ao longo da história devem estar presentes na educação infantil, dentre eles estão as práticas corporais, porém não apenas os saberes são relevantes, mas como o professor lida com eles também. Por isso, esta obra busca analisar os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras polivalentes da educação infantil durante o ensino das práticas corporais em uma escola pública do município do Recife-PE. Isso se dá em função da necessidade de investigar ações, caminhos e estratégias assumidos pelos docentes ao lidarem com os saberes caracterizados como patrimônio cultural, como as práticas corporais. Por isso, realizamos entrevistas semiestruturadas e analisamos os dados coletados por meio da análise de conteúdo. Nessa investigação, verificamos que as práticas corporais são reconhecidas como saberes relevantes à infância, sobretudo por constituírem uma forma de linguagem/comunicação que oportuniza as crianças relacionarem-se com o outro e com o mundo, impulsionando suas aprendizagens, contudo também são utilizadas enquanto estratégias para facilitar o ensino de outros saberes. Inferimos também que a escola investigada apresenta-se como referência no que diz respeito aos procedimentos metodológicos utilizados pelas pedagogas para tratar os saberes das práticas corporais, porque amplia suas ações didático-metodológicas para além do que preveem as políticas e a proposta pedagógica municipais. Nesse sentido, concluímos que as práticas corporais precisam ganhar maior destaque na proposta da RMER. Assim, experiências semelhantes a dessa escola poderiam ser ampliadas para outras unidades, colaborando para os avanços dos saberes e aprendizagens das crianças, fundamentando-se em procedimentos metodológicos críticos que tomam a linguagem e a organização do pensamento como pressupostos para o desenvolvimento de saltos qualitativos das funções psicológicas superiores e, consequentemente, para a formação humana dessas crianças, o que estaria em consonância com a proposta de educação do município pautada na justiça social e na qualidade de ensino. Após, criamos um projeto de extensão em parceria com outra escola da RMER, a fim de tratar pedagogicamente o ensino-aprendizagem das práticas corporais na educação infantil numa parceria entre professora de Educação Física e professores polivalentes. É do fruto dessas duas ações que surge a publicação deste livro.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786558207207
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14.8 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas195
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2020
    Código Interno933636
    Código de barras9786558207207
    AcabamentoBROCHURA
    AutorPASCHOAL, PAULA ROBERTA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar