Numa sociedade instável e marcada por desequilíbrios diversos, que se pretende que a escola ajude a atenuar, o trabalho docente tornou-se crescentemente complexo e delicado, pondo em ação, de modo intenso, as dimensões éticas e afetivas da profissão de que, no nosso país, pouco se fala e investiga. Sofrendo com o desinteresse e até com a hostilidade de alguns alunos e suas famílias, da opinião pública e de parte da comunicação social, os professores veem dia a dia multiplicar-se os seus papéis e aumentar as suas responsabilidades administrativas, éticas e axiológicas, aumentando com elas a carga emocional do seu trabalho. Este livro, que reúne, num olhar essencialmente pedagógico, dados de investigação de origem diversa, fragmentos do discurso de professores e reflexões pessoais, visa sensibilizar investigadores, professores e seus formadores para a importância da formação ética e da inteligência social e emocional dos docentes, como uma das condições do seu bem-estar profissional e da sua capacidade de promoção da educação ética e emocional dos seus alunos, tão necessária num mundo competitivo e conflitual. Maria Teresa Estrela