A partir das experiências como assessoras pedagógicas em várias escolas, as autoras identificaram demandas por inovação no ensino. Propostas metodológicas para professores reflexivos é resultado dessas experiências que além de discutir quais demandas estão emergindo no ambiente escolar, traz, também, atividades para que os docentes, em um exercício de reflexão, busquem respostas na práxis de educador, questionando o que se faz e como se faz, sem desprezar a teoria em diálogo constante com a prática. Dividido em seis capítulos, o primeiro traz questões que levam à reflexão sobre a proposta educativa e quem são os verdadeiros protagonistas na tarefa de ensinar. No segundo capítulo, as autoras tratam da necessidade de lançar um olhar mais atento ao aluno: o que passa em sua mente, quais são suas emoções. O terceiro traça princípios que fornecem respostas orientadoras ao estudante do século XXI, que possam ser concretizadas, sistematizadas e organizadas dentro do processo de ensino-aprendizagem. Nos capítulos quatro, cinco e seis são apresentadas estratégias organizativas e metodológicas definidas, em que as autoras compartilham práticas experimentadas em suas assessorias.