Os textos reunidos neste livro foram construídos a partir das práticas de pesquisas e de extensões coordenadas pelos membros do Grupo de Trabalho em Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. A articulação entre psicanálise, educação e política na universidade e na cidade revela a preocupação em ampliar a interlocução da psicanálise com a universidade e com a sociedade em tempos instáveis para as práticas educacionais, sobretudo, as democráticas. Distribuídos em cinco seções, os 16 capítulos discutem aspectos fundamentais do campo da psicanálise e educação através de problematizações extremamente atuais: de que forma o discurso neoliberal vem modificando o dia a dia das instituições educacionais? Como a barbarização e demonização da cultura, da ciência e da pesquisa afetam os laços sociais e a produção de conhecimento nas universidades? De que modo retomar a possibilidade de sonhar com um amanhã no campo da educação? Como a precarização das vidas de adolescentes repercute na construção do futuro da nação? Qual o lugar do sujeito e da palavra nas instituições de educação e de saúde do país? De que forma as políticas públicas de educação, discutidas a partir das construções psicanalíticas, podem contribuir com a grave crise social e política?