A obra Psicodinâmica do Trabalho e Gestão no Varejo: Prazer e Sofrimento do Trabalho de Gestores do Varejo Durante a Pandemia de COVID-19 é uma análise inovadora, pois ao mesmo tempo denuncia, revela e surpreende ao tratar sobre os desafios enfrentados pelos gestores do varejo alimentício durante um dos períodos mais críticos da história recente.
Uiara Diane Costa Lima, a autora, parte de mais de 18 anos de experiência profissional na área de gestão de pessoas para destrinçar as dinâmicas organizacionais e trazer à luz o modo como a pandemia impactou a dualidade do trabalho — que tanto pode gerar prazer quanto sofrimento —, enfatizando a importância do reconhecimento e da cooperação no ambiente organizacional.
Resultado da dissertação de mestrado da autora, apresenta um estudo guiado pela teoria da Psicodinâmica do Trabalho que vai além da superfície com que o tema muitas vezes é tratado.
Com base em entrevistas profundas e análises qualitativas que destacam histórias reais e conectam teoria e prática, a pesquisa destaca a luta diária de diferentes gestores em busca de conciliar os interesses das empresas com as necessidades dos trabalhadores, muitas vezes enfrentando a precarização, a violência simbólica e o peso da cultura gerencialista. Não obstante, o texto ainda explora as estratégias defensivas e a mobilização subjetiva que permitiram que esses profissionais resistissem e continuassem a atuar em um contexto desafiador.
Mais do que um relato técnico, a leitura deste livro é um convite à reflexão sobre as transformações no mundo do trabalho, sobre a centralidade que o trabalho ocupa em relação à vida e sobre a busca pelo equilíbrio entre o lucro e a saúde mental.
Trata-se de leitura essencial e recomendada para CEOs, profissionais de recursos humanos, psicólogos organizacionais e gestores que atuam na liderança e na compreensão dos impactos humanos e organizacionais em tempos de crises.