Resumo Uma psicopedagogia convergente, especializada e preocupada com a interdisciplinaridade. Essas são as primeiras mensagens fixadas pela obra “Psicopedagogia: Saberes/ Olhares/ Fazeres”, que resgata artigos que representam vidas dedicadas ao estudo. O livro começa com um bate-papo entre as autoras Ana Maria Zenicola, Laura Monte Serrat Barbosa e Simone Carlberg; e perpetua este clima ao longo da obra: os textos mantêm um diálogo entre leitor e autores dentro do domínio do conhecimento. As três partes do livro explicam a psicopedagogia nas dimensões do Plano Filosófico, Plano Científico e Plano de Prática; o processo de aprendizagem é analisado desde o desejo do saber até a aplicação do conhecimento. Dificuldades escolares, muitas vezes, podem ser tidas como fracassos, tanto do professor quanto do aluno. As autoras identificam como e quando agir, através de situações reais, e com linguagem clara e franca. Os métodos de ensino também são discutidos nos artigos. Por vezes, rotula-se o educando ou cerceia-se sua liberdade no espaço de aprendizagem. Assim, as autoras defendem o trabalho em grupo para solucionar conflitos e dificuldades individuais. Para tanto, o educador não deve evitar os problemas, mas enfrentá-los e incentivar o aprendizado ativo em detrimento do passivo, aquele em que o aluno apenas recebe a informação, sem interagir com ela. Todos os conceitos são legitimados por casos reais, que comprovam a experiência das autoras