Minha sacola

    Favoritar

    PSICOPEDAGOGIA E A TEORIA MODULAR DA MENTE

    Ref:
    965907

    Por: R$ 48,00

    Preço a vista: R$ 48,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Resumo O livro “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente”, de Elizabeth Veiga e Emílio Garcia, desenvolve o pensamento de que a mente não é um sistema unitário; ele parte de uma concepção modular, onde o ser humano precisa de várias ferramentas cognitivas no cotidiano. Apoiados na teoria de Gardner, que divide a mente em 9 inteligências (Lingüística, Lógica, Espacial, Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Naturalista e Existencial), os autores as explicam e dialogam com a teoria de Sternberg, que entende a inteligência humana através de 3 unidades: Analítica, Prática e Criativa. Partindo desse pressuposto, o livro defende a idéia de que a escola supervaloriza certas “inteligências”, em detrimento de outras; a Lógica e a Lingüística, bem como a Inteligência Analítica de Sternberg, receberiam destaque, quando na realidade, o uso equilibrado de todos os módulos resultaria no devido aproveitamento mental. O ser humano desenvolve-se de maneira particular; não há aluno melhor ou pior, mas sim aquele que sobressai determinada área de inteligência. Para os autores, cabe ao psicopedagogo promover o crescimento harmônico da mente, principalmente áreas subdesenvolvidas; diante disso, propõem uma reflexão sobre como deve ser o desenvolvimento escolar. Demonstrando diversas teorias que convergem nesse modo de pensar, o livro explica a divisão das funções entre os hemisférios cerebrais. Em tal organização, os módulos não se interligam: o sistema central seria responsável por integrar as informações. Além disso, a obra relata a atuação das áreas de inteligência ao longo da evolução do homem, citando o comportamento dos chimpanzés como exemplo. A disfunção em um desses módulos pode acarretar distúrbios cognitivos, “Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente” elucida esses problemas citando o autismo. O indivíduo autista apresenta dificuldades no que diz respeito à interação social, sendo incapaz de despertar reação no outro; porém, as demais atividades modulares não são comprometidas. Por fim, um modelo de diagnóstico modular metacognitivo é apresentado ao leitor, para que se avalie habilidades e aquilo que deve ser melhorado; o estímulo adequado representa o desenvolvimento equilibrado das funções cognitivas vitais ao ser humano
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788589892315
    Pré vendaNão
    Peso248g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas148
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2006
    Código Interno965907
    Código de barras9788589892315
    AcabamentoBROCHURA
    AutorVEIGA, ELIZABETH CARVALHO | GARCIA, EMILIO GARCIA
    EditoraPULSO
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar