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    PUBLICIDADE DIGITAL E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS - O DIREITO AO SOSSEGO - 1ª ED - 2021

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    Sinopse

    "(...) Fato é que, ao mesmo tempo em que os provedores desenvolvem ferramentas e aplicações cada vez mais sofisticadas para a captação dos dados e categorização dos consumidores, pressionam para que a legislação os isente de deveres e obrigações no tocante à proteção dos dados pessoais dos usuários, que emerge como um direito fundamental autônomo em face da evolução histórica da privacidade. A evolução da sociedade da informação, por um outro lado, impôs aos Estados um dever, consubstanciado na promoção de um equilíbrio entre os valores em questão, desde as consequências da utilização da tecnologia para o processamento de dados pessoais, suas consequências para o livre desenvolvimento da personalidade e sua utilização pelo mercado. O autor desenha a metáfora do habeas mente, como garantia contra as publicidades virtuais que utilizam dados pessoais da pessoa conectada em rede, assediando ao consumo e, consequentemente, perturbando o sossego dos consumidores. O reconhecimento da dignidade humana pressupõe a efetiva tutela das potencialidades e liberdades físicas (- corpo) e psíquicas(mente). O autor igualmente menciona a teoria do desvio produtivo do consumidor como uma das possíveis respostas à ingerência na esfera existencial dos usuários da Internet, envolvendo valores como o trabalho, o lazer, o descanso e o convívio pessoal. O tempo do consumidor compõe o dano ressarcível, assim como os demais danos existenciais da sociedade da informação. A responsabilidade do fornecedor não pode ser eliminada sob a alegação de que o ambiente da Internet é de difícil regulação, sendo, por excelência, um espaço de liberdade. Isso seria defender uma imunidade aos valores fundamentais do ordenamento, em especial no tocante ao livre desenvolvimento da pessoa humana, face às publicidades importunadoras, que se valem de dados pessoais, inclusive sensíveis. Os aspectos ligados à segurança da informação e, em especial, da governança corporativa (compliance) para a proteção de dados pessoais, contemplados nos artigos 46 a 51 da Lei Geral de Proteção de Dados, servem de reforço à proteção do sossego do consumidor, prevenindo situações de tratamento inadequado ou irregular". Trecho do prefácio de Guilherme Magalhães Martins

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786555152043
    Pré vendaNão
    Biografia do autor• Doutor em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). • Mestre em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). • Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado da Faculdade Damásio. • Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde (UNIRV). • Professor Universitário da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). • Associado Titular do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil (IBERC).
    Peso404g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões24 x 17 x 1.4
    IdiomaPortuguês
    Amostra de conteúdo | Metabookshttps://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/49e22c1de19241c0b4c20648f5e7d716?access_token=13a46dfd-5120-4c7b-ab97-24d073db9777
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas264
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno933285
    Código de barras9786555152043
    AcabamentoBROCHURA
    AutorBASAN, ARTHUR PINHEIRO
    EditoraFOCO EDITORA
    Sob encomendaNão

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