Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino é uma coletânea que situa o leitor no espaço da prática literária associada ao cotidiano escolar. Os dez capítulos que a constituem foram escritos por professores, associados à pós-graduação, cujas pesquisas resultaram em trabalhos diretos com a literatura no campo do ensino. Aqui há um diferencial: seus autores pesquisam e lecionam literatura, alguns no ensino fundamental e médio, outros no ensino superior.[...]Assim, a principal contribuição de Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino é situar o trabalho docente no campo da reflexão e da aplicação prática da teoria literária. Notamos, ao longo das páginas deste livro, a acuidade na escolha bibliográfica, a discussão profunda dos temas, a proposição de trabalhos com os leitores de modo que eles possam vivenciar a arte na vida.[...]Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino, ao trazer pesquisas desenvolvidas em universidades e aproximá-las do ensino da literatura no âmbito escolar, propiciando alternativas de vivenciar a literatura na esfera pública, nos dá um grande exemplo de superação da dissociabilidade ensino e pesquisa, literatura e prática cultural. Assim, esperamos que o leitor encontre nos textos aqui apresentados uma inspiração para perceber a literatura a seu redor e, sobretudo, como uma ferramenta de transformação social, capaz de não somente melhorar os indicadores de avaliação do Brasil no cenário internacional, mas também de humanizar seus leitores. Frederico Fernandes