SENTIDOS DE CIDADANIA NA ARGUMENTAÇÃO DE ALUNOS BOLIVIANOS NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA
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Sinopse
A pesquisa teve início nas regiões fronteiriças Brasil/Bolívia, com um mergulho nas profundezas das fronteiras não só físicas, como também sócio-histórico-culturais, desvendando o modo como os povos estabelecidos nas linhas fronteiriças se interligam linguística, cultural e economicamente.
Na região fronteiriça entre Mato Grosso e San Matias, lócus da pesquisa, muitas etnias indígenas, comumente chamadas de povo chiquitano, vivem um paradoxo linguístico: empregar a língua portuguesa do Brasil na escola e a língua espanhola no convívio do lar (entre outras línguas, principalmente o aimará, o quéchua e o tupi-guarani), cujos traços morfossintáticos e semânticos são evidenciados na escrita dos alunos dessa região.
Tratando de questões complexas, a autora, ao analisar os argumentos dos alunos bolivianos, pró e contra, em relação às condições vivenciadas na fronteira Cáceres (Brasil) e San Mathias (Bolívia), observa que esses alunos têm o país vizinho como imaginário de um lugar ideal para a realização de seus sonhos, sem descartar, no entanto, o retorno à Bolívia, país pelo qual são reconhecidos pela nacionalidade e, por que não dizer, pelos vestígios das origens, da língua-mãe, da história e da cultura, ainda presentes no dia a dia.
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9786555231175 |
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Pré venda | Não |
Peso | 290g |
Autor para link | DIAS MARILDA |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 23 x 16 x 2 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 193 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
Código Interno | 939713 |
Código de barras | 9786555231175 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | DIAS, MARILDA |
Editora | APPRIS |
Sob encomenda | Não |