Separações Conjugais em Datas Comemorativas, é uma obra que se inicia com a surpresa diante do conhecimento sobre tal fenômeno. O leitor será levado pelo relato de quatro vivências, duas pessoas que escolheram um momento comemorativo para informar sobre a decisão do rompimento conjugal e duas que receberam como presente o luto pela separação. Aniversário, Bodas de casamento, Natal e Ano Novo ganharam novos contornos para os envolvidos.
Derivada de pesquisa acadêmica conduzida por psicóloga com extensa trajetória no campo dos estudos sobre Famílias, o livro percorre desde a experiência da conjugalidade permeada pelas expectativas construídas socialmente até os impasses que podem se apresentar diante do término da conjugalidade. Nesse aspecto, a ruptura ocorrida em data comemorativa convoca conceitos como memória (coletiva), comemoração e ritual de passagem. Além do arcabouço teórico apresentado, o leitor pode acessar o livro motivado por conhecer a condução e o detalhamento da metodologia de História de Vida.
A fundamentação teórica, de caráter interdisciplinar, convida diversos autores do campo da ciência humanas e sociais para construir a reflexão aprofundada sobre a temática mantendo-se como centro a perspectiva da Psicologia Social. A escrita que poderia parecer direcionada para psicólogos clínicos e jurídicos ultrapassa esse objetivo tornando-se uma leitura acessível, relevante e fundamental para profissionais e leigos interessados sobre as questões de família, divórcio, conjugalidade e datas comemorativas.
Laura Cristina Eiras Coelho Soares -
Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Pós-doutora em Direito pela PUC Minas. Doutora e Mestre em Psicologia Social pela UERJ.