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Sinopse
Na construção das políticas educacionais tanto os processos de manutenção quanto os de transformação social sofrem influências diretas das propostas políticas e ideológicas que emanam dos partidos no poder e da sociedade civil organizada, que, em movimentos que perpassam por confluências, rupturas e desafios, ora se aproximam, ora se distanciam na consecução das finalidades da educação.
É sob esse enfoque que o município gaúcho de Santa Rosa se insere como objeto de análise, considerando-se o pioneirismo desse ente na criação de seu próprio sistema de ensino, em 1999, quando essa política pública se fixava no escopo da legislação.
A partir de um recorte temporal, estabelecido entre 1999 e 2010, período em que três partidos e suas coligações se revezavam frente à administração do município pesquisado, dois grupos foram convidados a participar deste estudo: a) os sujeitos formuladores das políticas (prefeitos, secretários municipais de educação e presidentes do Conselho Municipal da Educação) e b) os sujeitos da sociedade civil (professores da rede municipal de ensino). Como aporte teórico para a interpretação dos dados optou-se pelo enfoque empreendido por Ball e Bowe (1992, 1994) denominado Ciclo de Políticas, que compreende o estudo do contexto de influências, do contexto da produção de textos, do contexto da prática, do contexto dos resultados e do contexto das estratégias políticas.
O estudo favorece a compreensão em torno da articulação dos sujeitos e instituições, atuantes na primeira década de existência do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rosa, no sentido de se firmarem como protagonistas dos processos decisórios e de execução, acompanhamento e avaliação das ações educacionais.
O espaço do Sistema Municipal de Ensino, ainda que limitado por diversos fatores, pode ser concebido como propulsor de políticas educacionais que são (re)construídas no coletivo da própria sociedade, sendo que é na implementação de práticas participativas, dialógicas e comprometidas com a emancipação humana que a educação pública brasileira se fortalece e seus sujeitos se envolvem em um aprendizado efetivo da democracia.
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9786525029924 |
|---|---|
| Subtítulo | UMA ANÁLISE SOB A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS |
| Pré venda | Não |
| Peso | 410g |
| Autor para link | OLIVEIRA OSÉIAS SANTOS DE |
| Livro disponível - pronta entrega | Sim |
| Dimensões | 23 x 16 x 2 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 311 |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
| Código Interno | 1013433 |
| Código de barras | 9786525029924 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | OLIVEIRA, OSÉIAS SANTOS DE |
| Editora | APPRIS |
| Sob encomenda | Não |
