A sociologia é incitada a sucessivas atualizações e redefinições em razão das contínuas e, por vezes, profundas mudanças sociais. Persistindo fiel à natureza científica, busca novos métodos e técnicas para a investigação e interpretação da realidade. Nesse cenário, este livro propõe-se a oferecer a análise no domínio sociológico relativas ao lazer e ao turismo. Os estudos sobre o lazer permitem distinguir duas orientações. Uma considera o lazer relacionado com sistema de valores e ideologia. Outra preocupa-se com o lazer com referência à cultura, à política, à família, à mulher, à juventude, à religião e, sobretudo, ao trabalho. O turismo pode ser considerado como lazer e como trabalho. Como lazer, refere-se por exemplo, às viagens profissionais. Como trabalho, compreende os investimentos e atividades de profissionais que visam atender às necessidades de turistas relativas a transporte, alimentação, hospedagem, entretenimento e outras atividades. A parte I compõe o ambiente das relações sociais: o conhecimento, a comunidade, a vida urbana e a comunicação. A parte II apresenta a abordagem sociológica do lazer e do turismo. Já a parte III sumariza a empresa de turismo, a humanização do turismo e as mudanças sociais.