Minha sacola

    Favoritar

    TCLPP - TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

    Ref:
    1063732

    Por: R$ 123,40ou X de

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas. Pode ser empregado em contexto clínico, como auxiliar no diagnóstico diferencial de distúrbios de leitura, ou no contexto escolar de forma coletiva, para acompanhamento da aquisição da leitura.

    Em sua segunda edição, há novos dados normativos, de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, separadamente por tipo de dependência administrativa (escolas públicas e escolas privadas), o que torna ainda mais precisa a avaliação das estratégias de leitura.

    Este manual apresenta os substratos teóricos do instrumento, com fundamentação na ciência cognitiva da leitura, informações sobre como aplicar o instrumento, normas para sua interpretação, dados sobre suas propriedades psicométricas como análise de itens, precisão e evidências de validade, bem como estudos que ilustram a análise dos resultados.

    O TCLPP possui oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavras) ou semânticos (i.e., palavra associada à figura incompatível com ela).

    As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade e tipo de escola. Adicionalmente, a análise idiográfica comparando os itens do teste permite interpretar o padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (logográfica, fonológica, lexical) prevalecentes.

    Ao permitir comparar o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras, o TCLPP fornece uma visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. É uma ferramenta paras educadores e clínicos no mapeamento da alfabetização e das dificuldades de leitura.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786587672397
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso400g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões27 x 20 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas184
    Número da edição2ª EDIÇÃO - 2023
    Código Interno1063732
    Código de barras9786587672397
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraMEMNON
    Sob encomendaNão
    OrganizadorCAPOVILLA, FERNANDO CESAR | SEABRA, ALESSANDRA GOTUZO
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar