De: R$ 0,00Por: R$ 123,40ou X de
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Sinopse
Em sua segunda edição, há novos dados normativos, de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, separadamente por tipo de dependência administrativa (escolas públicas e escolas privadas), o que torna ainda mais precisa a avaliação das estratégias de leitura.
Este manual apresenta os substratos teóricos do instrumento, com fundamentação na ciência cognitiva da leitura, informações sobre como aplicar o instrumento, normas para sua interpretação, dados sobre suas propriedades psicométricas como análise de itens, precisão e evidências de validade, bem como estudos que ilustram a análise dos resultados.
O TCLPP possui oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavras) ou semânticos (i.e., palavra associada à figura incompatível com ela).
As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade e tipo de escola. Adicionalmente, a análise idiográfica comparando os itens do teste permite interpretar o padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (logográfica, fonológica, lexical) prevalecentes.
Ao permitir comparar o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras, o TCLPP fornece uma visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. É uma ferramenta paras educadores e clínicos no mapeamento da alfabetização e das dificuldades de leitura.
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9786587672397 |
---|---|
Pré venda | Não |
Organizador para link | CAPOVILLA FERNANDO CESAR,SEABRA ALESSANDRA GOTUZO |
Peso | 400g |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 27 x 20 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 184 |
Número da edição | 2ª EDIÇÃO - 2023 |
Código Interno | 1063732 |
Código de barras | 9786587672397 |
Acabamento | BROCHURA |
Editora | MEMNON |
Sob encomenda | Não |
Organizador | CAPOVILLA, FERNANDO CESAR | SEABRA, ALESSANDRA GOTUZO |