A publicação desta coletânea sobre o ensino secundário catarinense, organizada por Norberto Dallabrida e Celso Carminati, da UDESC, é uma contribuição valiosa para a historiografia sobre as instituições escolares no país, pois possibilita que o público mais amplo tome conhecimento dos esforços investigativos e dos resultados do difícil exercício de formação de novos pesquisadores na área de História da Educação desenvolvidos nessa importante instituição de educação superior de Santa Catarina. De fato, esta linha de pesquisa - história das instituições escolares - tem sido bastante desenvolvida na área de História da Educação, o que ocorre a partir das pesquisas em vários programas de pós-graduação em educação no Brasil e no exterior, em especial em Portugal. O caráter monográfico dos trabalhos apresentados nos dez textos que integram a presente coletânea compreende o exame das particularidades de instituições escolares vinculadas a diferentes instâncias promotoras do ensino - Igreja, Estado e Sociedade Civil - que se dedicavam ao ensino secundário em Santa Catarina, apresentando um panorama da história deste ensino no Estado, do final do século XIX a meados do século XX.