Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: da avaliação à intervenção Autores: Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lúcia Orlandi Cunha Organizado por Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lúcia Orlandi Cunha, “Transtornos de Aprendizagem e Transtornos de Atenção” reúne textos de mais de 10 autores que buscam assessorar educadores e profissionais da saúde com literatura acerca das características clínicas e educacionais de aprendizes com dislexia, distúrbio de aprendizagem e TDAH. O processo de aprendizagem pode sofrer intempéries de inúmeros fatores, de sociais a genéticos. Daí a necessidade de uma intervenção específica, pontual. Para o correto início desta investigação, o livro traça as diferenças entre dificuldades de aprendizagens e transtornos de aprendizagem, classificando-os com os principais fatores de desencadeamento e gravidade das disfunções. No universo da dislexia, a obra aborda também a de origem genética, que ocorre mesmo em atmosferas favoráveis; o texto explica os caminhos do diagnóstico fonoaudiológico para identificação das causas do problema. A mesma profundidade de estudo é oferecida ao Trasntorno do Deficit de Atenção e à Hiperatividade, os mais frequentes e que podem se estender da infância à vida adulta do indivíduo. Os autores desmembram cada um deles, apresentando suas origens, sinais e evidências em diferentes correntes teóricas. A criança, ao chegar à escola com domínio da linguagem oral, precisa lidar com aspectos fonológicos da língua, com um novo sistema e parâmetros de comunicação. Portanto, o livro esboça a relação entre habilidades metalingüísticas e o desenvolvimento da leitura e escrita; oferece conteúdo para condução deste processo de evolução suprassegmental, fonêmica e silábica; e apresenta dicas de ensino, tabela com erros mais assíduos, aspectos motores de aquisição da escrita e 31 itens de avaliação do aprendizado em sala de aula. “Transtornos de Aprendizagem e Transtornos de Atenção” encerra com orientações pedagógicas e práticas a pais e professores, ressaltando a importância do diálogo, do incentivo, do acompanhamento e da recompensa na vida estudantil do aluno/filho. Sumário Capítulo1 Dislexia e distúrbio de aprendizagem: critérios diagnósticos Simone Aparecida Capellini Giseli Donadon Germano Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula Capítulo 2 Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: critérios diagnósticos Fábio Henrique Pinheiro Maria Dalva Lourenceti Lara Cristina Antunes dos Santos Capítulo 3 Avaliação e Intervenção nas habilidades metalinguísticas Giseli Donadon Germano Fábio Henrique Pinheiro Vera Lúcia Orlandi Cunha Capítulo 4 Avaliação e intervenção na leitura Cláudia da Silva Natália Fusco Vera Lúcia Orlandi Cunha Capítulo 5 Avaliação e intervenção na compreensão de leitura Vera Lúcia Orlandi Cunha Adriana Marques de Oliveira Capítulo 6 Avaliação e intervenção na disortografia Andrea Oliveira Batista Beatriz Aparecida Gimenez Gonçalves Maria Sampaio Nobre Capítulo 7 Avaliação e intervenção na disgrafia Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda Paola Matiko Martins Okuda Capítulo 8 Orientação aos pais e professores de escolares com transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção Simone Aparecida Capellini