De: R$ 0,00Por: R$ 148,00ou X de
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
Tributação no Direito da Mineração - 1ª Ed - 2026
No Brasil, os recursos minerais pertencem à União. Essa premissa constitucional desloca a tributação da mineração para um plano distinto daquele aplicável às atividades econômicas ordinárias: quando se tributa o setor mineral, não se está apenas incidindo sobre circulação de mercadorias, renda ou patrimônio privado, está-se disciplinando a forma pela qual o Estado participa da apropriação da renda gerada a partir de um bem cuja titularidade originária é pública.
A obra articula o regime constitucional do domínio das jazidas, a concessão administrativa para exploração privada, o federalismo fiscal mineral e a repartição de receitas que, em muitos Municípios e Estados produtores, sustenta uma parcela decisiva das finanças locais.
O percurso acompanha a cadeia mineral em suas fases próprias, desde a pesquisa, lavra, beneficiamento, industrialização até a circulação, examina a CFEM e as controvérsias sobre sua natureza jurídica, revisita o modelo anterior à reforma (ICMS, IPI, ISS, PIS/COFINS, IRPJ e CSLL) e enfrenta com profundidade a inserção do setor mineral no IBS e na CBS: regime de créditos, ressarcimentos e impacto sobre o fluxo de caixa, regimes específicos e silêncios normativos, transição e custo fiscal oculto, governança do Comitê Gestor.
Completam a análise a perspectiva comparada (Canadá, Austrália, Chile e Peru), a fiscalidade ambiental, o planejamento tributário lícito, a litigiosidade recorrente e a segurança jurídica como variável econômica.
Ao dialogar com a dogmática tributária brasileira e com a teoria das finanças públicas, o autor sustenta que a legitimidade do sistema não decorre da mera previsão normativa, mas da coerência entre o fundamento constitucional, a técnica tributária e a consequência econômica. Entre a captura integral da renda mineral sob o argumento da titularidade pública e a conversão da exploração privada em apropriação exclusiva dos ganhos extraordinários, situa-se o problema central da obra: qual o ponto de equilíbrio institucionalmente legítimo entre participação estatal e estímulo ao investimento produtivo?
Obra de referência para tributaristas, advogados e consultores do setor mineral, procuradores, autoridades fiscais, gestores públicos de entes mineradores, pesquisadores e profissionais das áreas jurídica, contábil e regulatória.
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9788582426654 |
|---|---|
| Pré venda | Sim |
| Biografia do autor | Pós-Doutorando em Direito pela Università degli Studi di Messina (ITA) e pela Universidade de Bolonha (ITA). Doutor em Direito - PUC/RJ e em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade de Buenos Aires - AR MBA em Direito Empresarial – FGV. Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário – IBET. Professor. Advogado. Parecerista. Autor. |
| Peso | 426g |
| Autor para link | BARTINE CAIO |
| Livro disponível - pronta entrega | Não |
| Dimensões | 1.5 x 17 x 24 |
| Idioma | Português |
| Amostra de conteúdo | Metabooks | https://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/c4b5aafe162642909f391a4ab52852c4?access_token=13a46dfd-5120-4c7b-ab97-24d073db9777 |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 284 |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2026 |
| Código Interno | 1223228 |
| Código de barras | 9788582426654 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | BARTINE, CAIO |
| Editora | FOCO EDITORA |
| Sob encomenda | Não |
