Esta obra, que prima por sua originalidade e atualidade, apresenta trabalhos de pesquisadoras brasileiras, portuguesas e espanholas (à exceção de um único autor), com temáticas que entrelaçam turismo, trabalho e gênero. O enfoque teórico-metodológico, situado no campo das ciências humanas e sociais aplicadas, enfoca especialmente a divisão sexual do trabalho, numa abordagem interdisciplinar. A cativante leitura deste livro nos mostra que, apesar da crescente atividade feminina no campo do trabalho em turismo, e a despeito do fato de elas constituírem maioria nos cursos superiores de turismo, os estereótipos de gênero ainda se reproduzem nesse setor. Seja exemplo a ardilosa representação de que a mulher é a única responsável pelas atividades domésticas, o que esconde o poder masculino. Com efeito, são os homens que, predominantemente, ocupam as funções gerenciais, ficando para as mulheres os serviços de recepção e atendimento, além de outras atividades menos valorizadas. O mesmo ocorre nas empresas turísticas de gestão familiar, em que os homens exercem maior poder de decisão sobre os negócios da família e sobre a organização do trabalho. Este livro é relevante não só por tratar de uma temática pouco pesquisada entre nós, mas por sua potencialidade em subsidiar políticas públicas relativas ao lugar da mulher no trabalho, o que vai muito além do setor turístico.José Newton Garcia de Araújo ¿ Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da PUC Minas; membro do Centre International de Recherche, Formation et Intervention en Psychosociologia (CIRFIP), França