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    UM ABISMO QUASE

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    Sinopse

    O eu-lírico dos poemas de “um abismo quase” tem o que dizer e o diz magnificamente bem. Ou seja, sem efusões sentimentais, sem borrifar as flores da retórica com o orvalho da inspiração, mas, em contrapartida, sem investir maciçamente na forma de modo a convertê-la numa espécie de conteúdo dos poemas, como o fizeram os vanguardistas mais ortodoxos.  Aliás, se as vanguardas foram pródigas na adoção do discurso metalinguístico em detrimento da ”marca suja da vida”, os poemas de Marcel Vieira questionam a vida quer no seu aspecto metafísico, quer na sua feição mais prosaica, mais cotidiana, a exemplo do que ocorre no poema “domingo na praia”, que poderia resvalar para a banalidade, para o meramente trivial, não fosse o sortilégio, o poder transfigurador da linguagem. Mas a poética é, também, objeto de questionamentos do eu-lírico.


              A
     pedra
     sempre aparece na lírica de Marcel Vieira, mas longe de repercutir no seu discurso, tornando-o mineral, árido, asséptico, duro, eis que ela é não só amaciada, apurada, como algumas vezes antropomorfizada pela dicção desse poeta que já acrescenta e tem muito mais a acrescentar à poesia brasileira. Em suma, ainda com referência à
     pedra
    , o eu-lírico não a quer e tampouco a deseja à imagem e semelhança da pedra cabralina, “como um grão imastigável, de quebrar dente”, cuja tarefa consiste em obstruir a “leitura fluvial, fluviante”, para açular, instigar, a atenção do leitor. Diria, como já o disse a respeito da prosa de Frutuoso Chaves, que os versos dos poemas de “um abismo quase” fluem “mansos e pacíficos como rios canalizados”.


               Não se conclua, no entanto, que os poemas de Marcel Vieira guardem alguma consonância com o lirismo comedido, bem-comportado, com o lirismo funcionário público do poema bandeiriano. Com efeito, se o autor de “um abismo quase” não investe no experimentalismo e está longe de ser um iconoclasta, longe está do conformismo, da passividade, do academicismo, no que tange ao construto de sua poética. É um construtivista. E, como tal, funde e inter-relaciona a tradição com a renovação, o que quer dizer que não rejeita as conquistas das vanguardas, embora as incorpore parcimoniosamente, sem pirotecnias.   

    Sérgio de Castro Pinto

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786588091357
    Pré vendaNão
    Peso240g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões1 x 14 x 21
    IdiomaPortuguês
    Tipo item49029000-JORNAIS E PUBL PERIOD;IMPRESSOS;OUTROS;
    Número de páginas136
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno968025
    Código de barras9786588091357
    AcabamentoBROCHURA
    AutorVIEIRA, MARCEL
    EditoraREFORMATORIO *
    Sob encomendaNão

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