Minha sacola

    Favoritar

    UMA INICIATIVA AUDACIOSA DE ENSINO

    Ref:
    1093841

    Por: R$ 49,00

    Preço a vista: R$ 49,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e sobretudo dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um “experimento” didático-pedagógico. Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada “cristalizada”, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva. Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição. A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação. Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodologias “inovadoras”, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia. Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786525055954
    SubtítuloINOVANDO NA ENGENHARIA
    Pré vendaNão
    Biografia do autorMSC em Ciências Técnicas Nucleares e Eng. Eletricista, pela UFMG, fascinado pela Ciência e pelo Magistério, seguiu carreira unindo essas paixões. No início dos 90, dedicou-se a estudar: complexidade de sistemas; desdobramentos da 2ª Lei da Termodinâmica; “novos paradigmas da Ciência” e processos cognitivos. Iniciando o trabalho de tese de doutorado na UNICAMP, ante a perspectiva da implantação do Curso objeto da história deste livro, optou por este desafio ...
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.8
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas127
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2024
    Código Interno1093841
    Código de barras9786525055954
    AcabamentoBROCHURA
    AutorESTEVES, OTÁVIO DE AVELAR
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar