O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca refletir sobre o lugar do texto filosófico na aprendizagem em sala de aula. Tem como objetivo geral analisar o exercício da educação filosófica em sala de aula no ensino médio, a partir do uso do texto filosófico (fragmento), escolhido conforme a proposta curricular em experiências diversificadas. E tem como objetivos específicos: compreender como o texto filosófico foi abordado, historicamente, na tradição do ensino de filosofia; por discussão do significado do que é o texto e do que caracteriza o ser um texto filosófico, quais são suas topologias e como é possível, a partir de sua leitura, exercitar o processo de compreensão e letramento filosófico, desdobrando-se sobre a finalidade e alcance da leitura de um texto filosófico (fragmento) na educação básica no ensino médio, a partir da escolha/seleção de textos (fragmentos), de acordo com a proposta das temáticas curriculares da Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco e de Alagoas, segui- do da aplicação, análise e interpretação. O trabalho procurou acentuar a relevância do ensino de Filosofia com o uso do texto filosófico (fragmento), possibilitando a experiência da leitura e da reflexão que, na perspectiva de Deleuze (2006), é uma experiência de aprendizagem da Filosofia que se processa mediante atos subjetivos operados diante do contato do leitor com os textos. Nesse sentido, a leitura filosófica é a busca exploratória dos significados e significantes, das relações semânticas, do desvelamento das metáforas e das analogias, de saber que o texto filosófico está interpelando ou que e a quem está respondendo.