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    WHITMAN E PESSOA

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    Sinopse

    ***

    O culto ao oculto mestre
    (uma introdução ao claro enigma)
    “…Tirem esse lixo da minha frente!
    Metam-me em gavetas essas emoções!
    Daqui p’ra fora, políticos, literatos,
    Comerciantes pacatos, polícia, meretrizes, souteneurs,
    Tudo isso é a letra que mata, não o espírito que dá a vida.
    O espírito que dá a vida neste momento sou EU!”
    (Álvaro de Campos - SAUDAÇÃO A WALT WHITMAN)

    Assim como Fernando Pessoa, sob o pseudônimo de Álvaro de Campos, Flávio Amoreira dedicou-se com intensa atenção e cuidado a fazer sua Saudação em forma de poema à Walt Whitman, chamando-o apropriadamente de my brother, gíria que a juventude dos anos 60/70 adotou como sinal de identificação e que remonta às antigas formas de tratamento codificado entre os seguidores de Jesus, atualizada pelos soldados da Segunda Guerra Mundial, quando várias etnias conflitantes foram enfileiradas nos batalhões nacionais que divergiam em armas, durante o sangrento conflito.
    Distribuindo suas impressões em seções à moda com que o bardo americano o fez nas mais de 10 edições (aumentadas e revisadas; uma delas, literalmente pirateada e, outra, recolhida sob ameaças penais de um promotor público) de seu clássico As Folhas da Erva - The Leaves of Grass (traduzido por aqui como, Folhas da Relva, provavelmente pelos mesmos motivos que levaram seu autor à demissão de um cargo público por ordem de um conservador que o acusava de indecente), Amoreira trilha a cada bloco as diferentes atualizações dos temas que Whitman fez ao longo da história editorial de seu clássico, destilando seus versos com o tom dos beatnicks - Mick Jagger chegou a comparar Whitman com Bob Dylan, numa apresentação ao vivo - fazendo valer duas das potenciais “forças ético-estéticas” prenunciadas e defendidas até a morte por seu homenageado: a liberdade da arte (o verso livre surge em suas páginas como uma tendência irreversível na literatura moderna) e a poesia como sendo a arma mais poderosa contra a hipocrisia, seja ela contra a que afeta os costumes e a moral; seja contra a que investe contra os direitos utópicos e as liberdades individuais da cidadania democrática (esta, a grande conquista dos revolucionários de seu tempo e seu principal paradigma doutrinário).
    Sem faltar aos prodígios românticos, Amoreira não se desvia dos assuntos da carne (…que afetam a alma e seduzem o espírito - nas palavras de Allen Ginsberg, a respeito de Whitman) nem omite uma dose calculada daqueles convites à orgia que custaram ao homenageado uma série de perseguições e acusações capazes de liquidar suas economias, comprometer sua dignidade social e ofuscarem maldosamente seu papel de destaque no cenário cultural americano que seu olhar atento e libertário vasculhou com intimidade, perspicácia e uma coragem sem limites.
    Num ambiente pós-moderno, como o atual, com mais opções disponíveis para tratar das delicadas questões envolvendo as paixões amorosas com mais flexibilidade temática e objetividade sensitiva, correndo os mesmos riscos de ser taxado de libertino, o poeta Amoreira não poupa sua Saudação dos temas caros ao homenageado, com uma elegância retórica rara para os padrões vanguardistas contemporâneos e uma peculiar distinção estilística.
    Durante a leitura deste longo poema dedicado - que deve ser meritoriamente feita de maneira pausada, refletida e degustada a cada seção -, sente-se por todas as injunções semânticas, disponíveis às dobras do texto corrido, a focada preocupação do autor em manter, sob a superfícies das águas de seu rio, a mesma atenção que Whitman dedicava a questão do tempo (esse cruel rastreador de calendários), não faltando sequer a citação rítmica da arte musical (que tanto pode ser jazz quanto blues - e até mesmo os dois), o que aproxima seus versos da partitura fina de um dos últimos poemas a serem agregados às folhas de Whitman: o consistente Song of Myself.
    …e assim, Flávio Amoreira, seguindo o mantra de seu ídolo (“seremos profetas sem ultimatos”) ingressa na “horda dos iluminados”, procurando misturar dimensões filosóficas e espirituais para além dos desejos humanos, invocando a atualidade estética de um dos maiores poetas da literatura universal, ao observá-lo com a mesma técnica que ele lhe instigou a aceitar como desafio - ser poeta em tempos sombrios - e convocando cada leitor, que estiver diante de seus versos, a encontrar surpresas, amor, sensualidade, beleza e audácia, diante dos olhos (“…cada olhar será um Rei de todos os sentidos…”)

    “Minha senha? Walt Whitman!
    Mas não dou senha nenhuma…
    Passo sem explicações…”

    (Álvaro de Campos - SAUDAÇÃO A WALT WHITMAN)
    Tavinho Paes
    Rio de Janeiro, 2 de abril de 2019

    ***

    “Saudade – A Terceira Margem do Atlântico”
    “Depois, seguro e certo como uma maré que sobe,
    começou o triunfo nos espíritos”.
    Fernando Pessoa

    “Mar, infinita figura dos desterrados”, é essa imensidão que recorta a tristeza, esfacela a vida sobre os rochedos e resgata em suas praias os sem-propósito-esses iguais em desespero.
    Ness
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786553611597
    SubtítuloMEUS CAMARADAS
    Pré vendaNão
    Peso150g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 15 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas88
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1020513
    Código de barras9786553611597
    AcabamentoBROCHURA
    AutorAMOREIRA, FLAVIO VIEGAS
    EditoraKOTTER EDITORIAL
    Sob encomendaNão
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