Sobre a coleção Este é o primeiro livro de uma coleção de quatro obras focadas na qualidade e no pensamento lean. Com este começamos por introduzir a problemática destas temáticas de forma geral, para num segundo volume nos focarmos na norma ISO 9001:2015 e de como esta se poderá implementar, com vários exemplos que tornam mais claros os seus requisitos. O terceiro livro explora a implementação lean em diversos tipos de serviços, e no quarto aprofundar-se-ão algumas das ferramentas mais úteis para se atingirem níveis elevados de qualidade. Sobre a obra Nesta obra aborda-se a problemática da qualidade e do pensamento lean e a sua relação com o bom senso. Pretende-se mostrar que a qualidade vai além do simples controlo, sendo uma forma de estar e de trabalhar que se reflete no aumento de competitividade e produtividade. Introduzem-se os princípios básicos do pensamento lean, destacando os principais desperdícios que se encontram nas organizações, que reduzem a competitividade das organizações. E, por último, apresentam-se algumas das ferramentas mais usuais, indispensáveis para colocar em prática a qualidade e o pensamento lean. Este é, pois, um livro de divulgação, não apenas para estudantes, mas para o público em geral, servindo de base a quem desejar aprofundar os conhecimentos nesta área.