'A Responsabilidade e o Social - uma discussão sobre o papel das empresas' apresenta uma ampla argumentação a respeito da importância que empresas dão ao que se entende por 'social'. É evidente a confusão reinante em torno dessa questão, podendo-se imaginar a imaturidade do sistema como um todo a um despertar das empresas para resolver os problemas sociais. Sobram marketing e regulamentações e faltam resultados concretos que comprovem aprimoramento das relações humanas e sociais. Então, o que realmente motiva as empresas a se preocuparem com a responsabilidade social? Mais do que uma pronta resposta, a obra de Adriano Gomes e Sérgio Moretti convida os leitores a iniciar um debate, uma discussão sobre a autonomia da ideologia de responsabilidade social, deslocando-se pela discussão em torno da noção de Estado, visto que este vem reduzindo seu poder operacional e concentrando-se em políticas públicas. No intuito de responder à questão, este livro busca evidências de atos praticados por empresas no Brasil e no exterior e, com base em pesquisa de campo, propõe uma agenda positiva em torno da discussão sobre a Responsabilidade Social Empresarial que estimula ações sociais e ambientais, incentivando o debate em torno da herança que a comunidade global deseja deixar para as gerações futuras.