Administração, ciência ou arte? Essa é uma das primeiras interrogações colocadas no início de qualquer curso de Administração de Empresas. Independentemente das respostas iniciais e finais , a expectativa é de que, ao final do curso, os alunos tenham adquirido conhecimentos suficientes para respondêla, ainda que seja uma resposta estritamente pessoal. Para o autor, administração é ciência no sentido de consciência, e arte quando se trata de comunicação. Assim, por meio da arte da comunicação, pretende-se, com este trabalho, não somente ampliar o debate, mas também o nível de cons ciência das pessoas envolvidas com administração de empresas e realização de negócios. A administração pode ser entendida como o conjunto integrado e coerente de conhecimentos das diferentes áreas da atividade humana, aplicado às organizações, visando a sua sobrevivência, eficiência e eficácia. De sobrevivência todos entendem, mas e de eficiência e eficácia? Qual é a diferença desses termos? Para atingir seuspropósitos, a administração utiliza um conjunto de princípios e conhecimentos integrados para propor técnicas, estratégias e ações, capazes de levar as empresas a atingirem seus objetivos, suas metas e, ao mesmo tempo, buscar relações mais harmoniosas que conflituosas com seus membros e a sociedade em geral.