O comércio exterior é peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e alcance de posição mais favorável do Pais na economia mundial. Como forma de contribuir para o necessário esforço exportador brasileiro, esta publicação aborda assuntos de grande valia para estudiosos e profissionais do ramo, apresentando não só informações como também esclarecimentos, comentários, análises e, por vezes, oferecendo sugestões. A obra está dividida em tópicos que podem ser resumidos nos seguintes temas: marketing e o papel que desempenha na estratégia de internacionalização das empresas e na política de promoção das exportações; logística e distribuição física, tendo em vista vital importância; organismo regulador do comércio mundial, negociações e organismos multilaterais de comércio, tratamentos preferenciais e blocos econômicos dos quais participamos; fundamentos de negociação comercial para melhor preparo de vendedores e compradores brasileiros. as condições de negociação, com enfoque em regras facilitadoras e abordagem dos desdobramentos resultantes; os procedimentos administrativos das operações de exportação e importação; e. como fecho, o estudo do preço, pela premissa de que sua formação adequada pressupõe o conhecimento das variáveis envolvidas.