Num mundo interligado, em que um enorme número de informações está disponível, e no qual as opiniões pessoais contam, a relação das organizações com os empregados pede mudanças. Não há nada a temer. Quanto mais consciência das necessidades e aspirações da sociedade e do indivíduo, mais oportunidades as organizações encontram para se tornarem melhores. O livro “Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações – as narrativas de liderança” teve a intenção de investigar a existência e as condições de uma interação dialógica no contexto organizacional. Sob a perspectiva das marcas da contemporaneidade e da teórica da compreensão, buscou entender o diálogo como campo de oportunidades para a criação de sentido no trabalho, assim como um campo seguro para o encaminhamento para eventuais tensionamentos entre o sucesso da organização e a satisfação do indivíduo. O líder, aqui, é ator principal. É sobre seu espaço de comunicar que o tema se desdobra. O leitor encontrará nas páginas deste livro uma visão otimista sobre as possibilidades de melhorar a relação entre empregados e empresas e alguma inspiração sobre as muitas formas de fazê-lo.