Ivan Zanoni Hausen está entre os estudiosos brasileiros da Estratégia, com apreciável currículo de pesquisa e magistério no ramo. Agora resolveu reunir em livro o que lhe parece básico no gênero. Nele, a utilidade vai do começo ao fim, até a retrospectiva conclusão O estado-da-Arte, onde enumera os clássicos da área e os seus principais críticos aplicados à Estratégia Empresarial, objetivo final deste livro. A definição de Estratégia ali aparece clara: modo de pensar os meios para superar os óbices e atingir os fins. Vamireh Chacon - Prof. Catedrático e Diretor do Departamento de Relações Internacionais da UnB. Este livro é dirigido, em verdade, a empresários, governantes, formadores de correntes de opinião, professores de todos os níveis; pela forma com que se apresenta sistematizada, é absolutamente inédita e, por isso, grande e valiosa contribuição para um pensamento estratégico brasileiro. De agradável leitura, escrito de forma didática e objetiva, enriquecido com gravuras e quadros. Lê-lo foi um enriquecimento para meu coração, minha alma e meu espírito de brasileiro. Almirante Sérgio Tasso Vásquez de Aquino - Vice Presidente Nacional da ADESG Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra. Obra de grande valor, que percorre o longo itinerário do fenômeno estratégico em sua configuração trinitária com a Política e o Poder. Os tempos modernos exigem, cada vez mais, sofisticados estudos e planejamentos; daí, um livro indispensável na formação e exercício dos quadros militares de Estado Maior e dos quadros civis de Alta Gerência executiva ou de Assessoramento Superior tipo staff-linha. Da Estratégia considera um conceito polimórfico e não apenas militar, evidenciando a sua adequação ao pensamento empresarial. Amerino Raposo Filho - Cel Art Quema Vice Presidente do CEBRES Centro Brasileiro de Estudos estratégicos...