"O estudo das funções organizacionais é imprescindível, considerando que os órgãos de um sistema, bem como das instituições só devem existir, havendo funções que lhes justifiquem a existência e lhes discipline a ação. O principal objetivo dessas funções é permitir a compatibilização e coordenação de esforços cooperativos e a eliminação de tudo aquilo que é desnecessário e supérfluo.
Uma estrutura organizacional precisa ter muito bem definido os seus cargos. Caso não fosse assim, a unidade de comando seria quebrada. Não haveria ordem e disciplina. As funções organizacionais são imprescindíveis, bem como as funções administrativas. Como dar nome às várias partes de uma empresa? Qual o seu poder e o que faz? É preciso saber quem é quem em um projeto.
Além da nomeação dos setores da organização, é preciso definir seus objetivos, metas, propósitos, para que tudo isso faça sentido. É impossível produzir um bem que seja rentável em meio ao caos. Importante fazer uma analogia com o governo de estado. Já imaginaram cada poder interferindo em outros poderes.
Cada função organizacional terá atribuições próprias e que não faça o trabalho de outro departamento, pois haverá superposição de atividades, causando um custo desnecessário e burro. Assim, vamos dar nome as partes, tendo cada uma função bastante definida.
Quando falamos que estamos numa época de mudanças e instabilidades pode parecer prosaico e é, pois sempre houve mudança e instabilidade desde que o mundo é mundo. Contudo, na aldeia cada vez mais globalizada, em que vivemos, as soluções dos problemas devem ser efetivas, isto é, eficientes, eficazes e efetivas.
Este livro abordará assuntos que capacitarão o leitor a, pelo menos, ter instrumentos que o ajudem a determinar se o negócio sobreviverá. Também pretende mostrar a importância do conhecimento das Funções Organizacionais de maneira bastante didática."