Neste Volume:PARTE IGESTÃO DE PESSOAS• Fontes de tensão no olimpo empresarial brasileiro: tempo de menos, mudanças e sobrecarga demais, muito orgulho e o peso do teatro corporativo;• Paradoxos organizacionais na percepção dos profissionais de RH: proposição de um instrumento de pesquisa;• Relações de sofrimento e prazer no trabalho: ambigüidades no espaço organizacional;• Análise da relação entre clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma rede hoteleira com sede em Vitória/ES;• Clima organizacional: retrato representativo da motivação para o trabalho em organizações de serviços? Um estudo em restaurantes de um shopping center de Belo Horizonte/MG;• Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em uma cooperativa médica de um hospital universitário mineiro;• De efetividade à saúde das organizações: a evolução dos critérios de desempenho organizacional;• A função gerencial em foco: estudo em instituição financeira nacional de grande porte com aplicação do modelo teórico explicativo do estresse ocupacional em gerentes (MTGE);• Comprometimento organizacional: um estudo de caso em uma organização do ramo de informática.PARTE IICOMPETÊNCIAS• O movimento em torno da competência sob uma perspectiva crítica;• O controle e o exercício de poder na gestão por competências: um olhar foucaultiano;• A institucionalização do modelo de competência: o caso Senac/PE;• Competência do docente de graduação na percepção de alunos e professores: um estudo em duas instituições privadas de Belo Horizonte/BH;• Competências Profissionais Docentes e sua Gestão em Universidades Mineiras.APÊNDICE• Análise do discurso nas ciências da administração.