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    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM MARKETING E VENDAS

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    Sinopse

    DEIA DE ESCREVER ESTE LIVRO NASCEU QUANDO EU ESTAVA FAZENDO UMA palestra sobre tecnologia para diretores de marketing e vendas de
    empresas. Discorria sobre os temas Martech e Marketing Cloud (vou
    abordá-los neste livro mais à frente), até que o diretor de marketing de uma
    grande empresa de bens de consumo fez uma pergunta que me chamou a aten-
    ção. Ele disse:
    “Ok, Fernando, entendi que existem tecnologias incríveis no mercado,
    porém eu ainda vejo empresas gastando milhões em tecnologia e inteli-
    gência artificial e, mesmo assim, entregando uma péssima experiência
    para seus clientes. Na sua visão, o que está faltando?”
    Eu comecei dizendo:
    “Daria para escrever um livro para explicar tudo que vem por trás (ou
    antes) da tecnologia: do pensamento analítico, passando pelo processo
    científico e pelos conhecimentos de modelos de propensão até a forma de
    gerenciar equipes, metas e incentivos...”
    Como eu disse, “daria para escrever um livro...”
    ...e deu!
    Este livro tem como objetivo ajudar profissionais das áreas de marketing, pro-
    dutos e vendas, de todos os tamanhos e setores de empresa, em qualquer
    cargo, a crescer usando o poder da inteligência artificial para alavancar e esca-
    lar negócios. Isso inclui tecnologia e vai muito além, com orientação analítica,
    organização de times, incentivos, conhecimentos (mínimos) de estatística e até
    uma análise dos vícios no marketing tradicional e digital.
    Este não é um livro técnico para estatísticos ou cientistas de dados, e sim
    para profissionais de negócios aprenderem a usar dados com inteligência na
    tomada de decisões. O título do livro e a linha mestra do meu raciocínio são
    baseados em marketing, pois acredito que é onde há maior oportunidade de
    ruptura, o que chamo de “o começo do fim do marqueteiro tradicional”. O con-
    teúdo aqui apresentado, porém, vai além, por dois motivos:
    A expansão do marketing: como outros autores já mencionaram em
    livros de marketing de Crescimento (growth Hacking1, em inglês), o
    marketing, hoje, deve ir além da atração e aquisição de consumidores
    e incluir ativação, uso, retenção, receita e recomendação. dentro das
    empresas, isso naturalmente passa pelas áreas de vendas e produtos.
    Quanto mais abertas são as fronteiras entre as áreas (departamentos)
    e maior o foco em unir dados com inteligência para resolver problemas
    do negócio, melhor. Uma das histórias que vou contar no livro é de um
    aplicativo de corridas de carro particular e táxi que usou algoritmos
    para mudar seu produto e, com isso, reduzir os cancelamentos, ou
    seja, embora o cancelamento (churn) possa ser entendido por alguns
    como tarefa de marketing, foi a experiência de produto que resolveu o
    problema da empresa.
    Sempre que eu citar “marketing”, lembre-se de que, para mim, ele é
    bem maior do que a caixinha “criar demanda”, ele abrange todo tipo de
    melhoria no negócio que passa por interações com o consumidor.
    A expansão da aplicação do conhecimento: em seu crescimento
    profissional, você deve deparar, em algum momento, com uma mudança
    por meio da qual complementará seus conhecimentos técnicos com os
    de gestão de pessoas, equipes e metas. Por isso, depois de dominar os
    conhecimentos de tomada de decisão com dados presentes neste livro,
    você vai querer prever, por exemplo, a propensão das pessoas do seu
    time a pedirem demissão. vou contar aqui a história de uma seguradora
    que criou um modelo para prever esse tipo de problema e antever os
    pedidos dos melhores corretores. Sabendo do custo alto de aquisição
    para encontrar bons profissionais (entrevistas etc.), o objetivo era
    reduzir as desistências, aumentando o CLv (Customer Lifetime value)
    dessas pessoas na empresa. É a gestão com dados.
    Em seu relatório “Previsões para o CMO de 2020”, a Forrester reforça os pontos
    acima, criticando “ideias rígidas sobre o que é e não é marketing” e sugerindo
    que os CMOs (Chief Marketing Officer — diretor de marketing, em inglês) con-
    trolem tudo aquilo que é bom na relação com o consumidor. O que o estudo
    chama de “obsessão pelo cliente” deve ser “mais forte que a desconexão ou
    fragmentação da marca” e será resultado de uma “costura perfeita entre expe-
    riência do consumidor, valores e empresa, experiência do funcionário e o pró-
    prio marketing convencional”, ou seja, expansão do marketing e das aplicações
    de conhecimentos.
    A inteligência artificial tem sua base no casamento da estatística com a
    computação, que neste livro apresentarei de uma forma simples de entender
    e de replicar, usando, em alguns casos, exercícios que podem ser feitos até em
    Excel. Mas seu impacto só é explosivo nos negócios quando combinado o lado
    técnico com a criatividade, o mundo analítico, a autonomia dos times e as fer-
    ramentas na nuvem; só assim obteremos valor ao máximo.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786555204919
    SubtítuloUM GUIA PARA GESTORES DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS
    Pré vendaNão
    Peso300g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 2
    IdiomaPortuguês
    Amostra de conteúdo | Metabookshttps://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/584c988f24ea48128a7e7ffff74fad4b?access_token=b44a17d6-3135-458b-b486-f2fbb39c12c5
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas288
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno966461
    Código de barras9786555204919
    AcabamentoBROCHURA
    AutorTEIXEIRA, FERNANDO
    EditoraALTA BOOKS
    Sob encomendaNão

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