Os condomínios residenciais (horizontais ou verticais) contêm espaços de uso geral, como quadras esportivas, salões de festas, piscinas e espaços de uso privado, que são as casas e os apartamentos. Logo, essa distinção de área comum e área privativa, dentro de um único espaço fechado onde convive e circula uma quantidade significativa de pessoas, requer segurança, benfeitorias, manutenções preventivas e corretivas dos bens patrimoniais, controles de acesso e a prestação de contas dos recursos financeiros subsidiados pelos próprios condôminos moradores.
A Contabilidade, por se tratar de uma ciência social aplicada cuja finalidade é estudar o patrimônio de entidades com ou sem fins lucrativos, pode garantir o controle patrimonial, a eficiência, a segurança e a transparência na prestação de contas para os condôminos, além de traçar estratégias, projetar caminhos, reduzir custos e gastos, demonstrar e analisar resultados, enfim, tudo que é necessário para manter estável a saúde financeira do condomínio.
A presente obra foi desenvolvida com o objetivo geral de demonstrar a importância da Contabilidade na prestação de contas condominiais. Com isso, aproveitou-se o ensejo para desenvolver um Manual Prático de Contabilidade para Condomínios, visando a gestão eficiente e transparente para Síndicos e Administradores.
Por fim, encontram-se nesta obra modelos práticos de Planos de Contas, Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados, Relatórios Orçamentários e de Composição de Taxa Condominial, Controles de Aplicações Financeiras, Convenções Condominiais e Regulamentos Internos. Prefácio do Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos