O que é ser e pensar lean? Todas as pessoas cuidadosas o são. Se o leitor fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento lean. Se em sua casa está constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes e fecharem as torneiras para evitar gastos desnecessários, então já o aplica. E porque não aplicar esta filosofia na liderança e gestão da função manutenção? Na sequência desta pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), a qual se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção com o menor desperdício possível. A LCM procura prestar serviços de excelência em manutenção ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs:
Mão de obra (direta ou indireta);
Capital;
Esforço de gestão;
Materiais e peças de reserva;
Serviços externos (subcontratos);
Aluguer de equipamentos;
Energia;
Custos extraordinários (overheads);
e/ou maximiza os outputs da manutenção:
Disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas;
Output produtivo ou de serviços;
Segurança de pessoas e instalações;
Proteção do meio-ambiente.