Minha sacola

    Favoritar

    MATEMÁTICA E PRÁTICA CULTURAL INDÍGENA

    Ref:
    900803

    Por: R$ 76,00

    Preço a vista: R$ 76,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Duas grandes contribuições destacam-se nesta obra: a primeira é a compreensão de A Educação Escolar Indígena no Brasil tem construído seu caminho na direção de um trabalho que seja diferenciado, específico e de qualidade dentro das necessidades variadas das muitas etnias que aqui vivem. Esse processo é marcado por lutas e algumas conquistas. A publicação de Matemática e Prática Cultural Indígena, das autoras Circe Mary Silva da Silva e Lígia Arantes Sad, é uma dessas conquistas. Desenvolvido pelas autoras a partir do seu trabalho junto a educadores Tupinikim e Guarani no Espírito Santo, o livro traz saberes dessas e de outras etnias para abordar conteúdos matemáticos no contexto escolar. Cada capítulo é introduzido por uma temática e desenvolve-se com uma sugestão de sequência didática auxiliando o educador no planejamento de suas atividades. A partir de conhecimentos indígenas sobre plantas, agricultura, pintura corporal, construções, entre outros, a obra se desenrola, proporcionando ao leitor o estudo de conceitos da matemática escolar. Ao leitor que deseja aprofundar seus estudos, são apresentadas, ainda, outras fontes de referência. A proposta da obra é oferecer ao educador de escolas indígenas alternativas para o tratamento de ideias matemáticas com maior significado para os aprendizes, objetivo que as autoras alcançam sem dificuldades, graças à vasta experiência e à intimidade que ambas possuem com a Matemática e a educação matemática e ao seu compromisso e respeito à diversidade cultural. A abordagem de conceitos matemáticos no contexto de culturas indígenas faz deste livro um importante recurso didático para escolas indígenas, dada a escassez desse tipo de material para muitas etnias ainda. Além disso, cabe destacar que a obra é uma interessante possibilidade para o ensino de Matemática na educação escolar não indígena. A introdução ou discussão de conceitos aliada ao elemento diversidade cultural alarga e completa o ensino de Matemática, que deve ser pensado, também, na sua dimensão social de formar cidadãos comprometidos com o outro, independentemente do grupo cultural ou social a que ele se destina.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788547340735
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas169
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno900803
    Código de barras9788547340735
    AcabamentoBROCHURA
    AutorSAD, LIGIA ARANTES | SILVA DA SILVA, CIRCE MARY
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar