Os artigos científicos aqui socializados são resultados de um esforço coletivo, afetivo e empolgado de vários educadores, com o intuito de compartilhar pesquisas que se conectam pelo olhar sensível em diferentes temáticas inerentes ao amplo campo da Educação. Intitulado Pesquisas em Educação: relações, processos e perspectivas, o presente livro oferece ao leitor diferentes abordagens, ao acolher contribuições que põem em discussão e análise alguns pressupostos teórico-metodológicos do fazer educativo e a vida que pulsa nos espaços de educação formal, já que todos os trabalhos desenvolvidos têm como referência o ambiente escolar. Para tanto, o livro está organizado em três partes denominadas Relações, Processos e Perspectivas. A Parte I – RELAÇÕES – é composta por três artigos que irão tratar da Psicomotricidade Relacional, abordando a sua contribuição para o desenvolvimento dos sujeitos desde a constituição da sua identidade até a sua sociabilidade de forma positiva e integral. A Parte II – PROCESSOS – conecta cinco artigos que se debruçam sobre aspectos do ensino e da aprendizagem, a partir de estudos bibliográficos e de campo, em diferentes temas. A Parte III – PERSPECTIVAS reúne três artigos que evidenciam os impactos que se irradiam pelo ambiente escolar decorrentes da compreensão e da ação dos gestores acerca dos processos organizativos e pedagógicos.