"PREPARE-SE! - Nesta segunda edição atualizada e ampliada, a toda oportunidade o autor enfatiza ao leitor, que supõe ser um empresário, ou que pretenda ser um, quanto é necessário estar preparado para fazer a empresa crescer, simplesmente porque o mundo não para nem muito menos espera. O mundo tem que crescer porque há bilhões de pessoas consumindo de tudo e outros bilhões para se transformar em consumidores tão logo saiam da pobreza. Precisam consumir para a qualidade das suas vidas melhorar. Uma das previsões para o mundo é que terá próximo de nove bilhões de habitantes para 2050. Os negócios precisam se expandir e ainda adotar soluções criativas para preservar a sustentabilidade do planeta. Complexidades e oportunidades caminhando juntas!
Administrar uma empresa nos tempos atuais é uma ação extremamente exigente que impõe aos empresários muitos compromissos, organização precisa e espírito inovador, os obriga a terem de enxergar além das suas fronteiras geográficas e culturais e a imaginar o futuro deles e o das suas empresas.
Essa é a grande orientação que este livro proporciona. Mais ainda, ele posiciona o gestor na direção de como fortalecer a empresa para trilhar os caminhos por ele traçados, com maior segurança (ou menor insegurança) em meio a tantas incertezas.
Onde e como sua empresa estará dentro de dois, cinco, dez anos, ou mais? Esta é uma pergunta que deve ser respondida mesmo com a natural imponderabilidade!
O autor coloca neste livro toda a sua experiência, com uma exposição objetiva, agradável e rica de informações, para preparar o leitor a ser um experiente viajante ao futuro. O futuro dos seus negócios, o futuro da sua vida. Aponta ao empresário por que mudar o foco do seu trabalho, como pode controlar e administrar todos os recursos de que dispõe, além de estar permanentemente atento à dinâmica social e econômica, principalmente dos fatos e tendências que possam interferir a favor ou contra seus interesses. Como deve adotar os conceitos da inteligência competitiva e o imperioso dever de planejar para que venha a obter o melhor lucro, a rentabilidade ideal e garantir a perenidade com o melhor valor para sua empresa. Nada disso é fácil, mas possível para quem estiver preparado. Neste livro não há nenhuma fórmula mágica nem a pretensão de querer passar verdades absolutas. A colocação central é a de que há um novo papel a ser assumido pelo empresário: o de ser o principal agente do desenvolvimento e crescimento de sua própria empresa. A pequena empresa que poderá se tornar média empresa e que estará mais perto de se transformar em uma grande. Sempre agregando valor em todo o seu percurso.
Longe de ser um livro didático e muito menos de autoajuda, o leitor tem acesso aos princípios e práticas de um modelo de gestão com os quais possibilitará promover o desenvolvimento que levará sua empresa rumo ao crescimento com menos riscos.
Uma leitura que flui sem rodeios para quem quer aumentar as possibilidades de seu sonho virar realidade. Por trás de todo negócio há um sonho e o desejo da realização. É como se o autor estivesse à frente do leitor conversando e abrindo sua vivência de empresário e consultor."