Esta obra se revela singularmente interessante não somente por abordar a sistemática prática e operacional do comércio internacional, segmento que ascende em importância e complexidade no cenário contemporâneo, como também, e sobretudo, por apresentar conceitos práticos e inovadores, incluindo suportes fáticos e rotinas operacionais, que ilustram, de maneira eficaz, todo o aspecto teórico que envolve a matéria tratada. A temática desta obra é voltada para a sistematização operacional das atividades do comércio internacional, por meio da realização das atividades de exportação e importação, de forma abrangente e atualizada, buscando enfatizar, da mesma sorte, os assusntos que envolvem a nova política brasileira de comércio exterior. O autor discorre sobre como iniciar as atividades de exportação, buscando alternativas no mercado exterior, passando pela definição de um plano de marketing internacional, até a sistemática do processo de importação, que culmina com os procedimentos de nacionalização e ingresso das mercadorias no estabelecimento da empresa importadora, com o devido amparo administrativo, cambial, fiscal e tributário. Várias técnicas são expostas, de maneira prática e analítica, para efetuar operações de exportação e importação de forma compatível e competitiva, alcançando as necessidades daqueles que buscam uma fonte de pesquisa e orientação fidedigna, ou, ainda, de reciclagem de técnicas para a realização das atividades do comércio internacional.