De: R$ 0,00Por: R$ 64,90ou X de
Preço a vista: R$ 64,90
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Sinopse
, sequência do sucesso Storytelling, traz novas reflexões sobre a confusão entre realidade e ficção e a influência da tecnologia na narrativa.
Sem conflito não há história. Aristóteles sabia disso tanto quanto os roteiristas dos filmes e séries que vemos na Netflix. As obras literárias e audiovisuais citadas neste A bomba embaixo da mesa, caminhando lado a lado com os relatos históricos e jornalísticos, não deixam dúvidas sobre a importância do conflito e se apresentam como uma espécie de curadoria temática, lista premium a ser degustada posteriormente pelo leitor.
O ponto principal do livro é a inédita participação do público no desenrolar da história após o advento da internet, com níveis de poder e vulnerabilidade jamais vistos, uma gigantesca plateia mundial sujeita a decisões tomadas por algoritmos, exposta aos estratagemas de manipuladores sem freios, encantada com a sensação de protagonismo, e muito disposta a opinar e brigar. Como destaca o autor: “Conhecemos bem as narrativas de gente lutando para sobreviver ou conquistar algum sonho nas mais variadas épocas e circunstâncias. Chegou a hora de irmos além, atravessando o pano de fundo que serve às histórias, para alcançar um outro, onde estão as pessoas a quem as histórias são contadas.”
O livro trata dos conflitos basilares da história e das estórias, desde o ancestral bem x mal até o recente real x virtual, passando pelos clássicos Deus x Diabo, ricos x pobres, masculino x feminino e esquerda x direita, entre outros. Mostra o quanto realidade e ficção se confundem e se influenciam reciprocamente, e o quanto as novas tecnologias contribuem para embaralhar tudo. Em suas páginas, convivem a Arca de Noé e o Titanic, políticos como Zelensky, Putin, Trump, Bolsonaro, Mandela e Lula, personagens como Batman, Coringa, Robin Hood e Cinderela, líderes como Papa Francisco, Joana d’Arc e Greta Thunberg, marcas como Nike, Coca-Cola, Burger King e outras que foram em maior ou menor grau empurradas para o debate ideológico, eventos históricos como as revoluções francesa e russa, as cruzadas e a invasão do Capitólio, além de escritores, cineastas, publicitários, comunicadores e artistas em geral que nos ajudam a enxergar na escuridão.
Trecho do livro: “No lançamento de Storytelling: histórias que deixam marcas, em 2015, eu julgava não ter mais nada a dizer sobre o tema. Dentro do estilo adotado e dos territórios que me propus a percorrer, a missão estava cumprida.
Não contava com a reviravolta narrativa que viria logo depois. O mundo foi invadido por fake news. Personagens caricatos e inverossímeis ganharam destaque na vida real, com roteiros mais impactantes do que os concebidos por especialistas. Alguns desses roteiros desafiavam abertamente a plausibilidade, logo essa qualidade tão indispensável às boas histórias; outros, de tão ruins, jamais seriam aprovados por storytellers de verdade.
Esse descarrilamento roteirístico me motivou a investigar, refletir e retornar ao teclado. Mergulhei em águas mais turvas, colocando lado a lado os fatos e suas narrativas, registrando a mistura de realidade e ficção, verificando como as cabeças criativas captam a essência do momento histórico, tanto para descrevê-lo quanto para interpretá-lo, tentar corrigi-lo ou prevenir catástrofes.”
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9786556700113 |
---|---|
Pré venda | Não |
Peso | 490g |
Autor para link | XAVIER ADILSON |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 22.5 x 15.5 x 1.8 |
Idioma | Português |
Amostra de conteúdo | Metabooks | https://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/3af9f6daedfb4930b3f8e40b82fe138c?access_token=b44a17d6-3135-458b-b486-f2fbb39c12c5 |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 322 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
Código Interno | 992611 |
Código de barras | 9786556700113 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | XAVIER, ADILSON |
Editora | BEST BUSINESS |
Sob encomenda | Não |