Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
Tempo de retomada
, da poeta e pesquisadora Makuxi Trudruá Dorrico, combina poesia, prosa, documentos históricos e manifesto político. É uma proposta de "retomada" – gesto que resgata territórios físicos, culturais e afetivos negados ao longo de séculos de colonização. A obra confronta os pilares da colonização – o apagamento de nomes, a imposição da língua portuguesa, o racismo estrutural, a ideia da "terra vazia" – ao mesmo tempo que celebra os modos de vida e os saberes ancestrais dos povos originários.
Com linguagem poética e crítica afiada, Trudruá Dorrico constrói uma contra-história ancorada na experiência indígena, resgatando a memória das avós, a espiritualidade Makuxi, os encantados e o amor como forma de cura. A retomada proposta pela autora é estética, política e afetiva – e atravessa cada página do livro com delicadeza e contundência.
O texto de abertura avisa:
"As cenas se repetem
mas só até a hora
que os poemas
fizerem a retomada."
E é isto o que o livro propõe: um deslocamento radical da linguagem e da narrativa para reescrever o mundo a partir dos corpos e territórios historicamente silenciados.
O volume conta com ilustração de capa assinada pela artista Tamikuã Txihi e textos introdutórios de Sony Ferseck (Wei Paasi) e Carola Saavedra.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786559285778 |
---|---|
Pré venda | Não |
Biografia do autor | Trudruá Dorrico, antes Julie, pertence ao povo Makuxi. Pós-doutora do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação (UFRR), doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS, mestra em Estudos Literários e licenciada em Letras-Português pela UNIR. É poeta, escritora, palestrante, pesquisadora de literatura indígena. Venceu em 1º lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019. É administradora do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram; curadora da I Mostra de Literatura Indígena no Museu do Índio (UFU) e do I Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI), em Brasília (2022); autora de Eu sou Macuxi e outras histórias (Caos e Letras, 2019); além de organizadora e autora de Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena (Companhia das Letrinhas, 2023) e Makunaima morî mai (prelo, Editora Fósforo, 2025). Compõe a antologia Apytama: floresta de histórias (Moderna, 2023), obra vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Literatura Infanto-Juvenil 2024. Fez residência artística no Cité Internationale des Arts (Paris, 2023) e no Labverd (Amazonas, 2024). Tempo de retomada é uma obra selecionada para o Festival Folclórico de Parintins (AM) como tema do Boi Caprichoso 2025. |
Peso | 280g |
Autor para link | DORRICO TRUDRUÁ |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 21 x 14 x 1.2 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 112 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2025 |
Código Interno | 1139620 |
Código de barras | 9786559285778 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | DORRICO, TRUDRUÁ |
Editora | AUTENTICA EDITORA |
Sob encomenda | Não |